Está disponível a nova edição do Journal of Lean Systems

16/08/2017 12:00

Prezados Leitores,

É com grande satisfação que apresentamos a terceira edição do segundo volume do periódico Journal of Lean Systems. Nessa terceira edição contamos com 7 artigos científicos que tratam de relevantes assuntos em diferentes contextos de aplicação das práticas e princípios de Sistemas Lean, cujos resumos estão apresentados abaixo.

Todos os artigos podem ser encontrados na íntegra no site: http://leansystem.ufsc.br/index.php/lean

Título: Aplicação da construção enxuta: uma análise sistemática da literatura

Autores: Maury Melo, Fernando Deschamps, Sergio E. Gouvea da Costa Correio

Resumo: Os modelos de gestão tradicionais não têm conseguido bons resultados para o gerenciamento de projetos no setor da construção. Nesta área, os benefícios de uma gestão adequada só são obtidos por meio de modelos eficientes que oferecem melhores resultados para o cliente final, com um controle mais efetivo dos fluxos de trabalho que resultam na melhoria do desempenho do projeto e eliminam atividades que não agregam valor. O presente trabalho busca dar sustentação a três afirmações associadas a essas constatações: (A1) modelos de gestão com controle mais efetivo dos fluxos de trabalho resultam na melhoria do desempenho do projeto; (A2) os referidos modelos são capazes de eliminar atividades que não agregam valor e consequentemente reduzir os desperdícios nos canteiros de obra; e (A3) a estruturação do planejamento tem a capacidade de melhorar a previsibilidade, a confiabilidade, e contribuir com a otimização das atividades que agregam valor, e com a comunicação, a coordenação e a aprendizagem nos projetos de construção. A pesquisa baseou-se em uma revisão sistemática da literatura existente para demonstrar que as afirmações propostas possuem sustentação teórica e que é possível demonstrar que são afirmações válidas para descrever aspectos relacionados à construção enxuta.

Título: Lean manufacturing e ergonomia: uma revisão sistemática da literatura

Autores: Carla Beatriz da Luz Peralta, Fernando Henrique Lermen, Márcia Elisa Soares Echeveste, Paula Lunardi de Mello, Claudia Rafaela Basso Mail.

Resumo: No decorrer dos anos as temáticas de lean manufacturing, ergonomia e segurança vem sendo estudadas e integradas para melhorias de processos, porém, muitas vezes os recursos humanos são esquecidos. Desta forma, a presente pesquisa busca verificar como tais temáticas estão sendo empregadas juntas. Com base nisso, o presente artigo teve como objetivo analisar na literatura qualificada de estudos referentes a tais temáticas. Para desenvolver trabalho, utilizou-se o método teórico-conceitual, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática. No que se refere aos procedimentos e técnicas utilizados, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que recorre recursos tecnológicos para identificação, seleção e indexação dos artigos científicos do portfólio com a utilização do software Endnote Basic. Inicialmente, foram coletados 66 artigos, porém após uma breve interpretação, resultaram 21 artigos que fizeram parte do portfólio da pesquisa. Com a realização do trabalho, notou-se que muitas vezes a ergonomia e a segurança ficam em segundo plano, pois as empresas buscam a produtividade e o lucro.

Título: Proposta de organização de processos com base nos princípios do lean office em uma empresa de administração de imóveis de pequeno porte.

Autores: Maria Letícia de Azeredo Roscoe, Camila Silva de Mattos, Paulo Augusto Cauchick Miguel.

Resumo: O setor de serviços oferece uma série de oportunidades de melhoria e redução de tempo que não agrega valor, que podem ser alcançadas por meio da aplicação do lean office. No entanto, o lean office ainda é um assunto emergente na literatura, sobretudo nas pequenas e médias empresas dos países em desenvolvimento. Desse modo, o objetivo desse o artigo é demonstrar um estudo desenvolvido em uma pequena empresa de administração de imóveis do Brasil, bem como as oportunidades de melhorias alcançáveis com a implementação do lean office. Um diagnóstico situacional foi conduzido na empresa, com base na análise dos arquivos físicos e digitais disponibilizados pela empresa, visitas realizadas e entrevistas com os colaboradores. Foram identificadas atividades que não estavam em conformidade com um padrão mínimo de qualidade e/ou prazos necessários para o bom fluxo das operações e informações. Após a elaboração do diagnóstico, foram propostas melhorias nas áreas administrativa, pessoal, operacional e financeira da empresa. Tais melhorias permitiram a padronização de trabalho e processos, gestão visual e gerenciamento de rotinas, minimizando desperdícios de espera, processamento inadequado, estoque de material e erros, além de melhorar as tecnologias utilizadas pela empresa. Finalmente, são apresentadas as limitações e recomendações para estudos futuros.

Título: Enablers and constraints in implementing lean manufacturing: evidence from brazilian SMEs.

Autores: Arcione Ferreira Viagi, Roberto Panizzolo, Stefano Biazzo

Resumo: Lean Manufacturing has revolutionized the global manufacturing environment at an unprecedented rate. In scholarly and managerial literature, many works have reported that Lean Manufacturing is a very efficient approach and a straightforward way towards process improvements, in terms of productivity and value adding activities ratio. However, many studies on Lean Manufacturing have highlighted many problems in its implementation. The analysis carried out within the research project is aimed to the factors enabling or constraining the Lean Transformation of a firm’s production system, along with the most relevant tools or practices to be applied. The research methodology used is the so-called “Normative Delphi” with a panel formed by 32 experts coming from 16 Brazilian SMEs. Our results are partially consistent with what has already been discussed in the literature and we found that the most relevant tools/practices are: value stream mapping, 5S methodology, and Kaizen (Gemba walks); the top three enabling factors are: knowledge and sponsorship of senior management, focus on continuous improvement, and employee development fostered by the company; finally, the main critical constraints are: little support from the top management, resistance to change by middle management, and poor or non-qualified Lean training activities.

Título: Lean office: mapeamento do fluxo de valor administrativo em rotina de trabalho de órgão público.

Autores: Carla Beatriz da Luz Peralta, Fernando Henrique Lermen, Eduardo de Leon Martins, Vander Luiz da Silva, Márcia Elisa Soares Echeveste.

Resumo: No decorrer dos anos, a manufatura lean se encontrou em crescente desenvolvimento e vem conquistando cada vez mais espaços em seus universos de atuação, contudo, as organizações que decidem aplicar a filosofia lean em seus processos, focam apenas em processos de manufatura em detrimento das áreas administrativas. Com base nisso, o presente estudo visou propor melhorias para uma família de processos administrativos correntes em um Órgão Publico Federal, aplicando princípios e conceitos do Lean Office. Este trabalho foi desenvolvido por meio de análise dos registros históricos em sistema de informação e Mapeamento do Fluxo de Valor. Foi possível selecionar uma família-alvo para o estudo, mapear o estado atual dos processos, identificando seus lead times e perdas/desperdícios, criar um plano de ação e posteriormente, propor melhorias exequíveis com o objetivo de reduzi-las ou eliminá-las. Contudo, nota-se que há uma redução de em torno 82% no tempo entre as etapas iniciais e finais do processo em evidência, conferindo que os princípios enxutos demonstram-se capazes de ofertar bons resultados também para os setores administrativos.

Título: O conceito Hoshin Kanri aplicado no gerenciamento da cadeia de suprimentos leiteira.

Autores: Andrei Bonamigo, Carlos Manuel Taboada Rodriguez

Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar uma reflexão sobre o conceito Hoshin Kanri no desdobramento dos objetivos estratégicos em empresas que atuam de forma cooperada no ecossistema de negócios leiteiro. A maturidade e eficiência da operacionalização da estratégia entre duas ou mais empresas apresenta forte relação e direcionamento dos esforços com o desdobramento das diretrizes definidas por seus atores que junto cooperam na cocriação de valor. A partir de lacunas teóricas encontradas na literatura, este estudo objetiva analisar as contribuições para a orientação das alianças estratégicas utilizando o conceito Hoshin Kanri para desdobrar e coordenar as estratégias estabelecida pelos elos que atuam de forma cooperada no ecossistema de negócios leiteiro. Verificou-se que o conceito Hoshin Kanri apresenta potenciais contribuições para a orientação da aliança de negócios, por meio do desdobramento das diretrizes pré-estabelecidas pela aliança, e uma melhor interação entre as interfaces dos atores que formam a aliança e negócios.

Título: Um estudo da implementação conjunta de Tecnologias da Informação e Práticas Lean.

Autores: Daisy Valle Enrique, Vanessa Becker Bertoni, Carolline Amaral Paslauski, Giuliano Almeida Marodin, Alejandro Germán Frank Mail.

Resumo: O entendimento acerca da implementação do sistema Lean com o auxílio das tecnologias de informação (TI) nas empresas do Brasil demanda um maior aprofundamento, de maneira que as empresas possam ter um direcionamento claro a respeito desta implantação e de como utilizar as TI como apoio. Nesta linha, o presente artigo propõe verificar quais práticas Lean são implementadas simultaneamente e quais ferramentas de TI são mais utilizadas em empresas que aplicam Lean. Para tanto, foi realizado uma pesquisa survey em 240 empresas da região Sul do Brasil. Os dados levantados foram analisados descritivamente e mediante a técnica de análise de componentes principais. Os resultados apontam seis grupos de práticas Lean implementadas em conjunto. Além disso, os resultados demonstram que as práticas Lean estão relacionadas com a estratégia de empresa, onde se destacam a implementação de mais de uma prática Lean e a utilização do suporte da TI.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com