LPMC recebe Prof. Alejandro Mac Cawley (PUC – Chile)

30/01/2020 09:07

De 20 a 31 de Janeiro de 2020, o departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina recebe o professor doutor Alejandro Mac Cawley da Pontificia Universidad Católica do Chile (PUC-Chile) a convite dos docentes Antonio Cesar Bornia, Enzo Morosini e Guilherme Luz Tortorella. Sua visita ao Brasil foi planejada com o objetivo de reforçar a parceria entre as duas universidades, de forma a reunir pesquisadores participantes do projeto PRINT, como também para compartilhar conhecimento e experiências entre docentes, estudantes e interessados. Alejandro atua diretamente com temáticas relacionadas às áreas de logística, centro de distribuição, operações, otimização de produção, indústria 4.0 e lean healthcare.

Durante sua estadia em Florianópolis, o pesquisador realizou três palestras nas temáticas lean healthcare 4.0, logística 4.0 e sensoriamento aplicado em empresas frigoríficas. A primeira palestra foi direcionada para estudantes do departamento de Engenharia de Produção da UFSC, enquanto que a segunda palestra teve como público alvo os funcionários da fundação de pesquisa CERTI. Por fim, a terceira palestra foi realizada no hospital escola público Polydoro Ernani de São Thiago H.U-UFSC.

Alejandro também visitou os centros de pesquisa da fundação CERTI, conhecendo a sede na UFSC e o Centro de Produção Cooperada localizado no Sapiens Parque. Lá, teve a oportunidade de conhecer o LabFaber, a Fábrica 4.0 de produção de placas eletrônicas, permitindo o intercâmbio de conhecimentos sobre pesquisas voltadas à Indústria 4.0.